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Descida de serra, engrenedo |
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De São Paulo a Pouso Alegre (sul de MG) com álcool: Fernão Dias vazia, após às 23h e velocidade entre 80 e 100km/h |
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Durante a viagem, a média varia muito. Depois disso, trechos rápidos, subidas, descidas, trânsito intenso... |
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No final da viagem, a média "média mesmo" |
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Consumo urbano com gasolina mostra a importância do contexto: sábado à noite, ruas livres |
1 - Ao parar para abastecer, se o chão do posto for inclinado pare de maneira que o bocal do tanque fique na parte alta da inclinação. Isso faz com que o tanque receba a máxima quantidade de combustível possível sem a necessidade de ficar "forçando" mais combustível a cada vez que a bomba trava no "automático". Em minha experiência, ao parar de outra maneira, já fiquei com quase 1/4 do tanque faltando encher, dando a impressão de estar com o marcador de combustível ou a boia do tanque com problemas.
2 - Sempre pare o abastecimento no primeiro travamento da bomba, o "automático", especialmente quando posicionar o carro na maneira descrita no item 1. Forçar mais combustível pode transbordar o tanque e prejudicar sua medição. A exceção do "automático" é para uma situação muito específica, que já aconteceu comigo: após a volta de uma viagem pela Rodovia dos Bandeirantes, em um dia de calor intenso, dirigindo de maneira "empolgada", ao parar para abastecer, a bomba travou após entrarem apenas 8 litros de combustível, pois o carro estava tão quente que os gases vindos do tanque fizeram com que a bomba travasse quando ainda cabiam uns 30 litros.
3 - Após abastecer, zere o odômetro parcial. Quando for abastecer de novo (quando quiser, não precisa esperar o tanque chegar na reserva), divida o número que aparece em seu odômetro parcial pela quantidade de litros que entraram em seu tanque. Por exemplo, 450 km rodados divididos por 45 litros resultam em um consumo médio de 10 km/l. Isso pode parecer óbvio, mas algumas pessoas se confundem nessa conta, por isso é bom informar.
Se quiser economizar combustível, há algumas recomendações sobre conservação e manutenção do carro e hábitos de condução:
Para seu carro:
- Faça sempre revisões programadas pelo fabricante (quando o caro estiver na garantia) ou pelo seu mecânico de confiança, e use o óleo recomendado no manual do proprietário;
- Se rodar muito na cidade, troque de óleo um pouco antes da indicação, já que no trajeto urbano o óleo está mais sujeito a altas temperaturas;
- Calibre sempre os pneus, de preferência com os pneus frios e na calibragem recomendada para cada situação - ir a um lugar até 2 km de sua casa para calibrar é o ideal;
- Faça alinhamento e balanceamento periodicamente ou quando sentir que é necessário, isso diminui o arrasto dos pneus.
Hábitos ao volante:
- Numa descida, deixe o Cut Off trabalhar, deixando o carro engatado (ATUALIZAÇÃO, o Cut Off do New Fiesta só funciona a partir das 1.400 rpm. Isso varia de carro para carro - agradecimentos ao leitor Pedro do Clube do New Fiesta);
- Ao avistar o semáforo vermelho, solte o acelerador e deixe o carro utilizar a energia cinética até chegar o ponto de parada;
- Em velocidade constante, utilize a marcha mais alta possível sem que o motor falhe;
- Quando não precisar de potência para uma ultrapassagem, situação de emergência ou subida de serra, troque de marchas entre 2.000 e 3.000 rpm, acelerando suavemente;
- Se seu carro possui computador de bordo, utilize as informações de consumo instantâneo para estar sempre em uma faixa de giros em que o gasto de combustível seja baixo.
IMPORTANTE: caso esteja dirigindo em um momento em que a prioridade seja a economia, fique na direita, na faixa lenta de rolamento. Assim, você não atrapalha quem quer ir mais rápido e não coloca outras pessoas em situações de risco. E lembre-se, caso esteja na esquerda e alguém solicitar passagem, seja piscando os faróis ou acionando a seta da esquerda, dê passagem. Se você também estiver ultrapassando alguém, sinalize com a seta para esquerda até terminar de ultrapassar e vá para a direita abrindo caminho para quem solicitou. Não dar passagem nesta situação é infração média com penalidade de multa, segundo o artigo 198 do Código de Trânsito Brasileiro.
E você, como faz para economizar combustível? Qual são suas melhores e piores médias de consumo? Compartilhe nos comentários.
Tenho um New Fiesta com esse mesmo motor e consigo fazer médias muito boas.
ResponderExcluirEsse carro me surpreendeu. Quando comprei não sabia que era tão econômico.
Excluircomo vc resolveu este calculo muito elevado de consumo?
ExcluirO dia em que meu New Fiesta 1.5 fez 52,6km/l
CASADO, desculpe, não entendi a pergunta.
ExcluirTenho um New Fiesta com esse mesmo motor e consigo fazer médias muito boas.
ResponderExcluirQue bom meus amigos, pq o meu é uma merda, gasta demais! O meu é o 1.5 SE, estou vendendo pra comprar um carro de maior porte...Pois o New é muito bonito, mas deixa muito a desejar
ResponderExcluirComprei meu New Fiesta há dois dias, e estou ficando quase louca, fiz 100 km com meio tanque, não sei o que está acontecendo. Estou vendo que esse carro é super econômico, porém acho que o meu não é 😥 alguém poderia me dar dicas?
ResponderExcluirMonikinha, você, como outras, não sabe dirigir.
ExcluirPodem ser vários fatores, jeito de dirigir, pneus descalibrados, trânsito e topografia de sua cidade, combustível adulterado, desalinhamento... etc...
Excluircomo vc resolveu este calculo muito elevado de consumo?
ResponderExcluirO dia em que meu New Fiesta 1.5 fez 52,6km/l
Rapaz, no computador de bordo é muito fake, o meu indica lá 15km/L, quando vou ver na bomba fez 8, to puto ja, gosto muito do carro mas está sendo uma vergonha, bebe de mais.
ResponderExcluirO meu não dá tanta diferença em relação ao cálculo que faço na hora de abastecer. Mal chega a 5%.
ExcluirTu não tem vergonha de colocar uma imagem dessas? Qualquer carro qur é tu engata uma quinta e tira o pé do acelerador faz 100km por litro! E tem burro que acredita ainda! Que piada!
ResponderExcluirTeria vergonha de publicar um comentário destes sem ler o texto todo. Leia mais uma vez que talvez você entenda. Mas vou explicar aqui para te poupar o imenso trabalho. Na imagem há as letras "AVG", abreviatura de "Average", "média" em inglês. Não é consumo instantâneo, que o carro também possui. E sim, em todo carro, quando estamos observando o consumo INSTANTÂNEO, se você tirar o pé, é mostrado um consumo baixíssimo, pois não há injeção de combustível. E isso não é só em 5ª marcha, é em qualquer marcha. Então, amiguinho, leia o texto mais uma vez, pesquisa o que é cut off. Eu não disse que o consumo até o final da viagem foi este. O posto que abasteci é logo na saída da cidade, próximo de começar a descida da serra.
ExcluirPapo furado.paga pau da Ford.
ResponderExcluirToda empresa de carro não estão nem aí para essa balela de consumo.os caras querem vender carros e combustíveis.desde de quando os carros tinham carburador existe essa media de 7,8,9,10 km por litro.e ainda tem trouxa que acha q eles vai fazer um carro pra economizar combustivel e deixar os palhaços felizes
Leia o post inteiro.
ExcluirNao esquenta nao amigao eu também tenho um new fiesta e entendir perfeitamente o que vc falou porque cut off trava a bomba e ele deixa de consumir geralmente acima de 1300 rpm, no caso o meu faz 7 ou 8 na gasolina na cidade
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