Para pais de primeira viagem

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Muitos amigos meus estão se casando e tendo filhos ou planejando. Em homenagem a eles fiz esta seleção de carros que na minha opinião são ótimos para pais de primeira viagem. Não tenho filhos, mas acho que vale a inteção. Estou me sentindo um padre que não pode casar, mas que mesmo assim tem a audácia de dar palpites sobre a vida em família! A ordem não é por preferência. Lá vai:


1 - FIAT PALIO WEEKEND
Em qualquer versão, sempre uma boa opção. Exceto as 1.0, que, pelo peso, andam pouco e para andar razoavelmente usam muito combustível. Com distância entre-eixos maior que do Palio Hatch, a peruinha se destaca pelo espaço interno muito bem aproveitado e o conforto ao rodar. Sem falar no porta-malas enorme, perfeito para levar toda a tralha em qualquer ocasião. Falando em qualquer ocasião, por ser uma perua compacta, seu comprimento total não é muito maior do que um hatch médio, então não é tão difícil estacionar. Um carro ótimo para ser o único da família.


2 - GM PRISMA 1.4
Outro caso de carro ótimo para ser único pela mesma razão da Palio Weekend. O espaço interno não é tão bem aproveitado como o do Classic, seu irmão de plataforma, mas se você tem só um filho, pelo menos até a adolescência ele não irá colocar você ou seu cônjuge no banco traseiro para poder ir na frente. O motor 1.4 é o grande destaque, operando com suavidade e economia (no Classic só 1.0), além do baixo custo de manutenção. Peca pelo acabamento e suspensão que da sustos nas curvas. Se você quiser melhor acabamento e arquitetura interna, fique com o Corsa Sedan GLS 1.6 ou Corsa Weekend GLS 1.6. Lembrando que se trata do modelo antigo, atualmente chamado de Classic.


3 - FIAT PALIO
Hatch compacto bom carro para quem tem filhos? Sim. Se você tem um carro maior para os finais de semana e precisa de um carro prático para o dia a dia, este é seu carro. Econômico, confortável e bem acabado, ele tem um porta-malas ótimo para o segmento, com profundidade suficiente para levar um carrinho de bebê (confira se seu modelo cabe antes de fechar negócio, depois não venha dizer para mim que não coube). Quando o pimpolho crescer um pouco mais, o Palio será bem prático para levá-lo à escola.


4 - TOYOTA FIELDER AUTOMÁTICA
Infelizmente só disponível no mercado de usados. Mas há a promessa de sua volta. Feito para quem não abre mão de conforto e confiabilidade mecânica, é encontrada com preços bons. Muitos irão argumentar que, até a altura dos vidros, seu porta-malas é menor que do sedan. Mas a questão é: o do sedan só vai até a altura dos vidros. Entendeu a praticidade? Quer mais? No comprimento total ela menor que o sedan. Aí fica mais fácil estacionar na frente do hospital quando a cria estiver com aquele febrão e diarreia. Tanto a automática como a manual são boas pedidas. Mas se eu tivesse um filho, ficaria com a automática, pois quem tem criança, eventualmente irá precisar usar um dos braços.


5 - VOLVO V50
Opção premium da nossa seleção. A perua da Volvo, baseada no sedan S40 parece que teve seu protótipo moldado e construído em volta de uma família. Seus bancos traseiros se transfomam em verdadeiras cadeirinhas para quem não é bebê mas não é tão crescidinho. Há também sistema isofix para fixar cadeirinhas de verdade. Como todo Volvo é uma ilha de segurança. Pesquisando, você encontra seminovas a preço de carro médio nacional completo, mas prepare-se para arcar com o preço mais alto das peças.


6 - GM ASTRA HATCH
Um carro para agradar a todos. Menos a mamãe que irá odiar os bancos dianteiros baixos. O papai irá adorar o ultrapassado, mais ainda vigoroso, motor de 133/140cv. No Astra, mais leve que o "Vectra", esse motor rende quase como o Duratec no Focus antigo, além de beber menos que um Peugeot 307 1.6 16v. Como disse Marcelo Moura da 4Rodas em um comparativo de médios, "um motor grande girando manso pode ser mais econômino que um menor esgoelando". Bom, voltemos ao foco. Por que ele é melhor que o sedan, já que este tem porta-malas maior. Já abriu um porta-malas de Astra Sedan? Já viu o quanto as dobradiças invadem a área de bagagem? Todo aquele tamanho acaba não servindo para nada. Imagine você com seu filho no colo enquanto ajeita as coisas e na hora de fechar não fecha porque o pacote de fraldas está logo abaixo de uma das dobradiças. O hatch já possui bons 370 litros. E o banco bipartido e rebatível ainda da um chorinho. Coloque o nenem na porção "40" do banco e rebata a posição "60". Ficou grande né? O espaço no geral é ótimo, apesar dos bancos um pouco baixos (mas não tão baixos como no atual Corsa nacional). Mesmo mais voltada para o conforto, a suspensão não decepciona. Concluindo, um carro confiável, mas que deveria ter freios a disco no eixo traseiro e pelo menos opção pelo ABS. Manual ou automático? Com todo este torque você não irá precisar reduzir muito as marchas, nem fazer trocas ascendentes, pois o escalonamento é longo e aberto. Mas o automático também é uma excelente pedida. Ah, a oferta de usados é quase infinita!


7 - GM MONZA 2.0
A grana anda muito curta e precisa de um produto confiável e espaçoso? Pense em um monza bem conservado. O porta-malas é imenso, mesmo tendo as malditas dobradiças que o invadem. Mas em sua faixa de preço, dificilmente irá encontrar um carro como este. Dê preferência para as versões completas e de quatro portas. Evite painel digital e carburador. É um carro que já teve seus dias de glória e mesmo hoje não decepciona.


8 - VW SANTANA/QUANTUM 2.0
Outras opções econômicas com as mesmas qualidades e que atende as mesmas necessidade do Monza. A vantagem fica pela maior oferta e pela existência de modelos mais recentes (o último modelo saiu em 2006). Aqui o espaço interno é gigante e o porta-malas imenso. Além da confiabilidade dos bons e velhos AP. A preferência é para modeos 2.0 com injeção eletrônica.


9 - HONDA FIT
A confiabilidade da Honda em embalagem compacta. Um carro delicioso. Quem tem ou já dirigiu fala que estar nele é como estar em um SPA relaxando. O porta-malas não é tão grande, mas se você tem um filho só, está ótimo. Relaxe e curta o motor econômico (qualquer versão), a farta lista de equipamentos de série, desde o modelo básico e, se desejar, a tramquilidade do câmbio automático. Infelizmente o ótimo câmbio CVT ficou restrito aos usados. Mas o atual automático também é bom. Assim como o Palio, é um excelente carro para o dia a dia. Mas pelo seu preço e porte um pouco "menos compacto", ter só ele em casa e de vez enquando pegar a estrada também será será ótimo. Só não espere milagres do motor 1.4, principalmente se pegar um automático. Não que ande mal, mas poderia ir melhor.


10 - KIA PICANTOTerceiro carro da família por excelência, este é um daqueles casos em que a especialização chegou ao extremo. Com motores 1.0 e 1.1 e opção de câmbio automático, este é um animal urbano. É pequeno por dentro e não anda lá essas coisas. Mas é muito econômico e cabe em qualquer vaguinha. É o carro pra levar seus dois filhos, no máximo, na escola. Sim só dois, porque lugar de criança é no banco de trás. E depois fazer uma pequena compra no supermercado. Pequena, no máximo da semana, porque o porta-malas é pequeno. Como um carro desses pode ser bom para quem tem filhos? Como eu disse, é o terceiro carro da família. É para ser prático. Usar para leva e trás. Niguém gosta de ver Hilux SW4, Pajero e Blazer paradas em fila dupla na frente da escola. Se você tem condições de arcar com o Picanto, ou similar, seja racional e não distorça o espaço-tempo toda vez que sair de casa com seu jipão supermacivo. Probelmas com o Picanto? A bateria original que é proibida de vender no Brasil por "questões ambientais". Claro, meia dúzia de baterias de Picanto irão agredir mais o meio ambiente que os milhões de litros de esgoto industrial jogados sem tratamento nos nossos rios todos os dias. No lugar da bateria original a Kia tem adaptado uma de Honda Fit.

Bom, espero ter ajudado.
Sentiu falta de SUVs? Pois é. Nem eu.
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Autor: Rodrigo Costa

Do ponto A ao ponto B, pensando na vida, no volante e tudo mais.

7 comentários:

  1. Muito boa lista, mas senti falta do Tucson. Hehe

    Excelente post Caverna.

    Vale ressaltar que para famílias melhor mesmo é o astra 4 portas, já que a porta do 2 portas é bem pesada (porta, porta, porte...).

    Mande mais artigos para nós .

    Abracao

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  2. Tucson só 4x2... Ninguém usa 4x4. HAuahuahauha!

    Bem lembrado sobre as portas do Astra, são pesadíssimas!

    Aliás, fui esse final de semana dar uma olhada em um. Está bem bacana!

    Abraço!

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  3. Interessante, minha tia teve um Astra Sedan 2007 completo (aut, couro, abs e etc).
    Ela adorava aquele tapete e o banco.
    Não lembro dela reclamar das portas mas, enfim, ela gostou muito daquele carro.

    Agora ela pegou um ix35, um "trambolhão" elegante e de "presença".

    Ah, quanto a mim sou um mero mortal que dirige um Mille, solteiro e estou nem aí para o mundo. huahuahua

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  4. No caso, as portas pesadas são da finada versão de duas portas. Eram realmente pesadas acima da média. Como o da sua tia era sedan, o peso era normal.

    É um excelente carro. É a escolha racional, mas com uma pitada de emoção devido ao bom desempenho.

    Abraço!

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  5. Mano, vi essa reportagem e gostei bastante, fui seco ler ela pois em breve terei minha familia, tenho conhecimento necessario para fazer escolhas cm segurança nao baseado em ideias de vendedores, mas em fatos reais e comprovados por eu msm baseado em conhecimento solido e testes praticos q vivencio cada dia q passo roubando ar dos vizinhos, mas sou obrigado a dizer q antes de começar a ler, corri os olhos pra ver a lista e ter ideia do q viria. Logo na segunda opção avisto um GM lancha-em-mar-bravo Prisma 1.4 e imediatamente um palavrao veio em minha mente. Logo comecei a ler suas palavras sobre o msm, confesso q de cara amarrada e a lista de palavroes em desenvolvimento a ritmo acelerado. Mas deu uma certa aliviada qndo li "(...) suspensão que da sustos nas curvas.", msm assim, ainda fico puto por ver q esse lixo sobre rodas cm comportamento de canoa se incluido em uma lista, por melhor q seja a intenção. Dos 11 infelizes q conheço e compraram essa peça da engenharia de lojas de bijuterias da GM, incluindo eu, 7 capotaram a perola, incluindo novamente eu, 2 bateram no carro ao lado ou guard-rail e os 2 q sobraram, nao, nao ficaram ilesos, sairam da pista em velocidades irrisorias e curvas leves, em situação q nem um fusca com motor V8 a 1 milhao de quilometros por segundo perderia tração por mal funcionamento da suspensao. Todos rodaram menos de 10.000km antes de serem vendidos ou destruidos. Atualmente andamos de Voyage, Maverick V8, Palio e mesmo um Classic 1.0, incomparavel cm esse pedaço de queijo parmesao presos à rodas por barbantes. Não sei nem cmo terminar esse comentario cm tanta indignação q sinto soh de lembrar desse rascunho de acidente. Chega a ser ofensivo ler recomendações de levar um filho nesse touro-mecanico-sem-touro, ainda mais q seja unico! Carro cmo esse devia ser proibido, cade as autoridades do governo pra impedir essa praga de existir? Acha q nao eh tao ruim? Vc tem duas opções: 1 - ache prisma em outro pais cm população mais critica q tenha automoveis em sua historia no minimo a um periodo igual a do brasil; 2 - Compre um, use por mais de 1 ano e faça elogios sem torçer o nariz.

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  6. Não sei pq eu nao disse q para pais de primeira viagem, comprar um prisma fará cm q seja alem de primeira, unica a viagem. Ainda indignado cm a existencia dessa perola ofensiva a humanidade.

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  7. Confesso que histórias tão frequentes de capotagem para mim são novidade. Realmente essa suspensão macia demais é o horror do Prisma.

    Então fica a recomendação: se não tiver como escapar de ter um Prisma (presente, herança etc) dose o pé antes das cruvas.

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