Com o lançamento do Agile (“Ágile”, para a GM) muita coisa se discutiu nos meios especializados sobre o conceito “plataforma” e suas implicações. A questão ganhou força com o fato de o Agile utilizar a plataforma 4200 da GM (do Corsa antigo, atual Classic e do Celta/Prisma). Comentários sobre a “beleza” do carro à parte, o que isso quer dizer? Significa que ele usa a mesma arquitetura básica de construção, ou elementos dela, que os citados modelos mais antigos.
Na prática, isso não quer dizer muita coisa, pois o que importa em um automóvel é seu conjunto. Porém, quando pensamos em preço, e respeito ao consumidor, a coisa fica um pouco mais complicada. Imaginemos que os Rollingstones começassem a tocar músicas de uma banda mais jovem. Por exemplo, Franz Ferdinand. Claro, ficaria ótimo, pois os Rollingstones sempre foram um grande banda. Mas convenhamos, soaria um pouco estranho.
No Agile é assim: você tem um carro supostamente novo, que deveria utilizar um padrão, digamos, mais atual de montagem. Mas quem o tira da loja, leva um velho dinossauro a preço de novo compacto Premium. Sem falar que seu preço é superior ao do Corsa nacional atual, este que utiliza plataforma mais recente e com diversos avanços, como suspensão em subchassi. Não há razão técnica para que o Agile seja mais caro que o Corsa, e convenhamos, nem estética. Espaço interno? Sim, o Agile é maior por dentro. Mas experimente deixá-lo completo e veja o preço. Pensou em levar um Astra, não é?
Assim como o Rollingstones são, e sempre foram, excelentes, o antigo Corsa antigo foi um carro sem igual no seu tempo (tive 2 e me lembro com alegria deles). Mas ele não foi feito para tocar novas canções em nossa época, ainda mais com o preço que se pede. Que ele fique como Classic que já está bom demais!
Como consolo ao Agile, a Renault ainda quer enfiar goela abaixo o seu Symbol/Clio-Sedan-reestilizado. Este sim nem disfarça suas origens com uma carroceria diferente. Aquelas laterais não escondem a idade que a nova frente, traseira, faróis e lanternas tentam disfarçar.
Ainda não dirigi o Agile. Talvez seja um bom carro urbano, macio e confortável. Só não entendi para que controle de cruzeiro em um carro urbano e ar-condicionado analógico com interface digital. Assim, só nos resta uma conclusão óbvia: o Agile é uma bijuteria feita de latão, pintada de dourado, que as pessoas compram para desfilar como se fosse uma jóia verdadeira - o que o antigo Corsa foi em seu tempo.
cara, ficou mto bom msm esse post! os ultimos posts ficaram bem melhores que os primeiros...
ResponderExcluirse vc atualizasse teu blog com uma frequencia regular e pontualmente (1x/semana, por exemplo), ele tinha boas chances de ficar até conhecido... podia até render uma graninha =P
bjinhos
andré
Rodrigo, como bem disse...o que vale é o conjunto. Já andei e dirigi forte o novo Agile e posso atestar que ele é melhor amortecido que o Fox por exemplo e tem uma estabilidade tão boa quanto um Polo, suspensão excelente mesmo, bem melhor que o estável - mas um tanto duro - Corsa. A caixa é melhor e mais macia, todo o conjunto é bem civilizado e só faltaria mesmo um pouco mais de deslocamento cúbico do motor pois é um tanto amarrado mesmo nos giros altos. Com ar ligado então paciência...
ResponderExcluirO carro é melhor que o Corsa, pode acreditar: suspensão, caixa e espaço interno é outro papo, talvez o Corsa vista melhor na posição de condução...mas só isso!
Realmente acho que estou com um pouco de preconceito em relação ao agile. Forcei um pouso a barra...rs! Pela sua experência me parece que ele realmente merece crédito no trânsito urbano.
ResponderExcluirMais ainda não aceitei seu preço. Tudo bem que a concorrência pratica a mesma faixa, por isso acho este segmento todo caro, principalmente em relação ao segmento médio.
Li em uma avaliação (acho que do webmotors) que o motor está fraco mesmo para o carro. Talvez essa frente alta tenha detonado a aerodinâmica e na estrada ele fique amarradão. Temos um Corsa 1.4 econoflex na família e seu desempenho é muito bom. E é econômico mesmo.
O próximo post será um test drive do Agile. Pelo que você me disse, acho que na ocasião mudarei de idéia sobre ele.
Um abraço!
Escreva sempre!
É isso mesmo Rodrigo, também aposto que o carro andará menos que o Corsa, para aproveitar todo o potencial de estabilidade dele - Agile - você estará sempre acelerando mais antes das curvas do que um volks 1.6 ou ford 1.6 - concorrentes diretos - e a mesma coisa que um Sandero da mesma capacidade.
ResponderExcluirMas a estabilidade permite abusar que ele aceita, até porque a falta de motor não te fará sair de frente em curvas de média e de alta, nas de baixa qualquer tração dianteira sairá com maior ou menor facilide né?
Algo que não foi comentado por ninguém mas talvez irá notar é a coluna de direção muito curta, isso é realmente um pouco esquisito pois parece que exige braços compridos e pernas curtas...
bom teste drive, pegue um amigo de vendedor ou bem permissivo para poder acelerar de verdade!
agile carro instável, direção perigosa, andem com ele nas rodovias, o ltz,
ResponderExcluircarro muito perigoso, instável em retas e curvas, a direção dele é algo completamente estranho e perigoso em rodovias.
andem e chorem, não é inveja, nem sou vendedor de outra marca, é a pura realidade e decepção
instabilidade na chuva é algo espantoso também.
todo cuidado é pouco, você está com uma dinamite na mão, esse carro deveria sair de circulação, ser proibida sua venda e circulação, devolver o dinheiro de todos.
Tenho o carro a 6 meses, rodei 7000km. Tem seus defeitos, mas deixei de comprar o Fox e nao arrependi. Ótimo espaço interno, porta malas cabe duas malas grandes a mais que num Fox. Controle de velocidade de cruzeiro num carro urbano? Ótimo! Uso demais o piloto automático e digo que todo carro deveria ter. Na estrada vc coloca no 110km e esquece! Subida, descida, é só curtir. Ótima estabilidade, de surpreender! Carro grudado no chao, fiz a serra de petrópolis testando mesmo o carro, 100%! Motor é ótimo para um Prisma com 940kg, mas pouco para ele com seus 1100kg! Mas suficiente, com giro alto anda bem. Resumindo, estou satisfeito com o carro.
ResponderExcluir